Beleza,Estética

Verão e Decotes: colos à mostra e sem marcas é possível

Tratamentos tradicionais e recursos inovadores permitem que o colo feminino seja a personagem principal na estação mais quente do ano    
 
Embora a Primavera tenha se iniciado no fim de setembro, o horário já é de Verão. E com a proximidade da estação mais quente do ano vêm as roupas mais leves, coloridas e também mais decotadas. Para as mulheres que gostam de vestidos e blusas que deixam o colo à mostra, surge, no entanto, uma preocupação: as visíveis marcas na região do colo, chamadas sleep lines, termo em inglês que pode ser traduzido por “linhas do sono” e que são deixadas especialmente na pele daquelas que costumam dormir de lado.
Segundo a especialista em medicina estética, Dra. Márcia Pontes, as sleep lines decorrem do processo natural de envelhecimento da pele, que, por sua vez, pode estar ligado a fatores genéticos, maus hábitos, e também ambientais, a exemplo da incidência do sol e do vento. “As modificações na pele decorrentes do envelhecimento levam ao ressecamento, à flacidez, além de alterações vasculares, rugas e diminuição da espessura da pele”, detalha ela que é também pós-graduada em antienvelhecimento e cosmiatria e é membro da International Society of Dermatology (ISD) IACD e da International Academy of Cosmetic Dermatology (IACD).
Os maus hábitos mencionados pela médica estão relacionados ao fumo e ao consumo de bebidas alcoólicas, somados ao estresse do dia a dia.
A fisioterapeuta dermatofuncional, Camila Pepe, reforça que a exposição solar é de fato bastante nociva para essa região do corpo e que contribui para o processo de envelhecimento da pele. “No entanto, quem dorme de lado tem mais essa questão para se preocupar, pois as marcas acabam surgindo mesmo”.
A área do colo feminino demanda tanto cuidado quanto a pele do rosto, pois ambas são bastante finas e, por isso, as primeiras a apresentar marcas da idade.  O ideal, segundo Camila, é investir no uso de filtro solar e abusar de hidratantes e cremes específicos para cada região.
A boa notícia é que as mulheres brasileiras já têm ao seu alcance um tratamento eficaz na eliminação das famosas marcas deixadas no colo. Trata-se de adesivos antissinais de silicone que podem ser encontrados em formatos específicos para rosto e colo, além de tiras e placas recortáveis, que se adaptam a qualquer área do corpo. O adesivo de silicone tem a capacidade de atenuar a aparência de pele “amassada”, pois impede que ela se dobre, evitando a formação das sleep lines. Este tipo de produto já é comercializado há muitos anos fora do País, e há quase dois anos chegou ao Brasil, com desenvolvimento e fabricação em solo nacional.
Os adesivos não possuem adição de ativos ou fármacos e são elaborados com silicone grau médico produzido pela líder global em silicone, a americana Dow Corning Corp.  Sua aplicação faz com que a pele fique esticada, formando um “vazio” entre a derme e epiderme. “O uso contínuo permite que as células da derme se reorganizem e produzam macromoléculas que irão reestruturar esse vazio, além de permitir que a pele respire normalmente, mantendo seu equilíbrio hídrico”, explica Adriana Cantoni, sócia-diretora da LENIC, empresa responsável pela fabricação dos adesivos de silicone antissinais Supérbia.  “Acreditamos na possibilidade de cuidar da beleza de forma natural e não invasiva para atenuar os sinais da idade sem destruir a beleza do tempo”, complementa a sócia fundadora da fabricante, Erika Assumpção.
Para Simone Paiva, o uso dos adesivos é sinônimo de um grande problema estético resolvido.  “Era difícil ver as linhas do colo se aprofundando, já que tenho o hábito de dormir de lado. Resolvi apostar no uso dos adesivos de silicone e não me arrependo. É muito bom acordar, retirar o adesivo e ver a pele sem nenhum vinco, nenhuma ruga”, reitera ela que tem 46 anos e usa o produto diariamente.
Colos à mostra e sem marcas
Há 15 anos atuando na área de rejuvenescimento, Camila Pepe afirma que ainda hoje há muita dificuldade para encontrar tratamentos voltados para o colo. Para quem quer ter o colo sempre bonito e abusar dos decotes no verão, a especialista traz quatro dicas para tratar dessa região:
– Abuse da hidratação e do filtro solar – a recomendação é o uso de um creme hidratante voltado especificamente para o colo e que, de preferência, ele tenha a função anti-idade.  A dica é apostar no filtro solar mesmo em dias nublados, lembrando sempre de cobrir o colo com uma boa camada. Massagens na região e cremes também podem ajudar.
– Um aliado eficaz, mas dolorido – a carboxiterapia consiste na aplicação de injeções de gás carbônico na pele e tem o objetivo de eliminar celulite, estrias, gordura localizada e ainda combater a flacidez da pele. Segundo a especialista, esse é um caminho, mas muitas mulheres optam por não fazer, por considerar o tratamento dolorido.
– Combate a flacidez – a radiofrequência para estímulo de colágeno busca combater a flacidez da pele e consiste na emissão de uma onda de rádio que atua em profundidade, aquecendo os tecidos de sustentação da pele, que são a hipoderme e a gordura subcutânea.
– Praticidade e rapidez no resultado – Cada adesivo de silicone aplicado sobre a pele proporciona hidratação na área, pois a água do próprio corpo permite um efeito mais liso e condicionado da cútis. A diferença pode ser notada com apenas duas horas de uso. No entanto, para potencializar o efeito e ter um resultado ainda mais surpreendente, basta usá-lo enquanto dorme. Além de eficácia, os adesivos aliam também economia, já que podem ser utilizados até 30 vezes, por, no máximo, dez horas, voltando, toda vez, para a película de proteção.
“O colo é uma região delicada e sofre com as ações do tempo, o que pode expor a idade da mulher, se não for bem cuidada. Não basta apenas cuidar do rosto ou malhar o ano todo para ficar em forma se, na hora de usar um vestido, biquíni ou decote, o colo não estiver viçoso e bem tratado. O colo é um grande símbolo da elegância e beleza feminina e certamente merece um lugar de destaque no verão”, acrescenta Adriana.
Sobre Supérbia da LENIC Cosméticos:
O adesivo de silicone é indicado para a prevenção de rugas causadas pela idade, danos causados pelo sol e pelo hábito de dormir de lado. A utilização frequente evita o aparecimento de novas rugas e reduz sensivelmente os sinais já existentes, logo a partir da primeira utilização. Além da redução de rugas, o benefício proporcionado pelo uso da película de silicone é o de ter uma pele mais macia, lisa e hidratada.
O adesivo não contém fármacos ou essências e é hipoalergênico. A aplicação é tópica, cutânea e não invasiva. O resultado do produto se dá pela ação mecânica do adesivo que ao esticar a região com rugas, estimula a hidratação preenchendo com água do próprio corpo os sinais da pele.
A LENIC, fabricante da linha Supérbia, foi criada pelas sócias Adriana Cantoni e Erika Assumpção, pensando em desenvolver produtos que proporcionassem uma beleza possível, não invasiva, indolor e ao alcance de todos. E principalmente, sem interferir na identidade das pessoas.
  

Cristine Lore

Jornalista por paixão, digital creator por opção, apaixonada por música, moda, maquiagem, animais, Gin e turismo.
Sem padrões, nem rótulos... dá um giro por aqui =)

Para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *