Beleza,Estética,Saúde

Pele x verão

O sol é uma necessidade para a vida  na Terra, o que vamos levar em conta aqui é o tempo de exposição , intensidade , época do ano , esses fatores trazem benefícios para o  corpo humano, tudo o que precisamos é equilibrar.

 

A pele é a aparência externa do indivíduo , o maior orgão do corpo humano,  tendo como principal função o revestimento corpóreo formando uma barreira de proteção do organismo e o meio externo , forma uma barreira química bioquímica que regula a temperatura corpórea , possui receptores , e absorve radiações ultravioleta para a síntese de vitamina D.

 

O  envelhecimento da pele pode contar com fatores intrínsecos, determinados geneticamente  e extrínsecos.

Dentro dos fatores extrínsecos podemos falar do  principal causador do envelhecimento da pele que  é o  fotoenvelhecimento , causada pela exposição excessiva ao  sol.

 

Estamos no verão , e os cuidados com a pele tem que ser redobrados não apenas por causas estéticas, como também por saúde.

 

O eritema e queimadura solar são reações agudas decorrentes  a excessiva exposição ao sol.

 

Por influência da mídia , fatores estéticos que  manter o bronzeado é dito como bonito, sensual , muitas pessoas acabam abusando da exposição sem proteção , e no Brasil o índice de  neoplasia  de pele aumentou consideravelmente.

 

Exposição ao sol e tratamentos estéticos

 

Segundo  Fitzpatrick a classificação do fototipo da pele pode ser:

 

  1. Nunca bronzeia sempre queima
  2. Às vezes bronzeia, quase sempre queima
  • Normalmente bronzeia as vezes queima
  1. Sempre bronzeia raramente queima
  2. Sempre bronzeia
  3. Nunca queima, pele super pigmentada

 

 

Para  minimizar os riscos que o sol traz para a pele, precisamos contar com o uso dos fotoprotetores , existem muitas  marcas no mercado, com diferentes fatores de proteção solar  (FPS), o uso regular evita queimaduras solares.

 

Cuidados para frequentar praia, piscina, atividades ao ar livre como correr por exemplo devem ser feitos no horário que sol estiver menos intenso.

 

A pele com exposição ao sol apresenta riscos de hipercromia (manchas escuras na pele), pois aumenta a atividade da melanina.

 

Dentro dos procedimentos estéticos realizamos protocolos para manter a pele hidratada, revitalizada , com princípios ativos hidratantes, massagem facial, máscaras, não esquecendo da hidratação de dentro para fora, hidratar o organismo ,tomar água.

Para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *