Saúde

Lombalgia, a famosa dor lombar

Que muita gente sofre com dores incômodas nas costas, todos nós sabemos, mas, hoje vamos falar um pouco especificamente da lombalgia, a dor que dá na região da lombar e nervo ciático.

Para entender melhor  as causas, estágios da dor, prevenção e quais tratamentos indicados para cada caso, conversamos com a fisioterapeuta quiropraxista e terapeuta holística Drª. Livia Papassoni dos Santos, confira entrevista:

 

Giro: Quais as maiores causas das dores lombares?

Drª. Livia: Dor lombar é um incômodo e tanto para quem dela sofre. Hoje em dia percebe-se muito que há grandes falhas na ergonomia, que é a relação do ser humano com o trabalho. As posturas incorretas tanto quanto se está em posição neutra quanto em movimento, a falta de exercícios físicos com alongamentos ou mesmo a prática incorreta, a falta de ginástica laboral, são causas bem comuns de dores lombares. Mas, por incrível que pareça, a maioria dos pacientes que relatam dores na região lombar, sofrem mesmo é do nervo ciático. O mesmo nasce na região lombar, e as dores são relatadas nas vértebras L5 ou S1, sendo “L” uma abreviatura de lombar e “S” de sacral.

 

Giro: O que pode ser feito para prevenir?

Drª. Livia: O básico são os alongamentos, e seria ótimo também a prática diária de exercícios físicos, mas tem gente que realmente não se dá bem com os mesmos, então aconselho se alongar diariamente, uma prática essencial e que alivia muito as dores lombares.

 

Giro: Existem estagios/e ou casos específicos em que a lombalgia se encaixa?

Drª. Livia: Geralmente hérnia de disco ocorre devido ao aumento de força exercida no centro da vértebra, chamado de núcleo pulposo, que se desloca e rompe o anel fibroso, indo em direção ao canal medular ou aos espaços por onde as raízes nervosas passam, gerando uma compressão dessas estruturas. E geralmente, na lombar, o nervo afetado é o ciático.

 

Giro: Qual é o tipo de tratamento mais indicado para cada caso?

Drª. Livia: Sem dúvidas, fisioterapia e acompanhamento de médico. Na fisioterapia se trabalha com terapia manual para aliviar a dor, eliminar os nódulos e quiropraxia para ajustar a coluna. Quando se já obtém resultados positivos da melhora da dor, tem-se um “retreinamento”, onde é corrigida a postura e proporciona um fortalecimento muscular, dando a possibilidade do paciente praticar uma atividade física regularmente.

 

Giro: Porque as mulheres sofrem mais dores lombares?

Drª. Livia: São vários os motivos, mas os principais acredito que sejam o tamanho da mama e o sobrepeso. Geralmente, mulheres que possuem mamas desproporcionais ao corpo, mais pesadas, e mulheres muito acima do peso, acabam por descompensar a postura na região lombar, mais especificamente no quadril, empinando o bumbum. Isso gera a chamada lordose lombar, a curvatura  excessiva da coluna para dentro.

 

Giro: Porque essas dores se intensificam durante a tensão pré-menstrual?

Drª. Livia: Quando a mulher está na tensão pré-menstrual, ocorre que a corrente sanguínea se intensifica mais na região uterina, ou seja, abdominal. Como o útero se expande, pode comprimir nervos e tencionar a musculatura, causando a dor lombar. Alongamentos e exercícios físicos podem amenizar os incômodos. A quiropraxia é uma boa opção para esses tipos de dores, ajustando as articulações, descomprimindo nervos e relaxando a musculatura. Mas atenção, é contra indicada para mulheres gestantes.

 

  • Serviço

Drª. Livia Papassoni dos Santos (Crefito-3 / 60206-LTF) é Fisioterapeuta Quiropraxista e Terapeuta Holística.

Ela atende na rua Doutor Armando Pieroni 4-07, Jardim Aeroporto, Bauru-SP

Conheça mais na página do Facebook: Espaço Livia Papassoni

 

Cristine Lore

Jornalista por paixão, digital creator por opção, apaixonada por música, moda, maquiagem, animais, Gin e turismo.
Sem padrões, nem rótulos... dá um giro por aqui =)

Para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *