Bike feita com plástico reciclado dos oceanos chega ao Brasil
Empresa européia traz ao país bicicleta projetada para promover soluções sustentáveis de mobilidade
A igus:bike chega ao Brasil para um tour no Sul e Sudeste (Fonte: igus GmbH)
É a vez do Brasil. A igus traz ao país a partir desta segunda (9) o tour mundial da igus:bike, uma bicicleta construída com plástico reciclado e com componentes livres de lubrificação. A “magrela” passará inicialmente por São Paulo, depois seguirá para Santos e algumas cidades do interior paulista. De lá, o item passa pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A iniciativa integra a turnê global, que prevê percorrer mais de 6 mil quilômetros em cerca de 20 países, passando por cidades, rios, praias e instalações de clientes. O objetivo é promover a mobilidade sustentável e a economia circular.
A igus:bike nasceu como parte de um esforço da empresa para valorizar o uso de plásticos de alto desempenho de forma ecológica, reaproveitando resíduos. A bicicleta utiliza materiais provenientes de iniciativas de limpeza de rios e oceanos – cerca de 50% da sua estrutura é fabricada com plástico reciclado. Todo o conjunto foi testado em várias versões até alcançar sua forma final. Hoje, a bicicleta é 100% reciclável e seus componentes podem ser vendidos separadamente.
A ideia da igus:bike remonta a 2005. Na época, Frank Blase, diretor executivo da empresa, passava férias na Flórida e se perguntou por que tantas bicicletas enferrujavam expostas ao tempo. Como sua empresa trabalhava com plásticos de alta performance, pensou que poderia criar um modelo resistente à corrosão e à oxidação, que fosse capaz de suportar exposição ao clima e exigências de uso urbano. A ideia, somada à tradição sustentável da igus ao longo dos anos, resultou na igus:bike.
Desde seu lançamento, a bike já percorreu trechos da Europa, da Ásia e dos Estados Unidos. A etapa brasileira representa a entrada da turnê na América do Sul. Durante a passagem pelo país, a companhia planeja organizar eventos públicos: demonstrações nas ruas, visitas a pontos turísticos do país e visitas em empresas parceiras.
A chegada da igus:bike ao Brasil marca um passo importante na nossa missão de mostrar que o plástico pode - e deve - ter um ciclo de vida muito mais responsável. Ao transformar resíduos em uma solução de mobilidade durável, sem corrosão e totalmente reciclável, reforçamos que inovação e sustentabilidade podem avançar lado a lado. Queremos inspirar empresas, cidades e pessoas a enxergarem o potencial de um material que, quando bem aplicado, contribui para um futuro mais limpo e eficiente, afirma gerente de Marketing da igus do Brasil

Sobre a igus®
A igus® SE & Co. KG desenvolve e produz plásticos para movimentação. Esses polímeros autolubrificantes e de alto desempenho melhoram a tecnologia e reduzem os custos em qualquer aplicação que envolva movimentação. A igus® é líder mundial do mercado em sistemas de fornecimento de energia, cabos altamente flexíveis, buchas autolubrificantes e buchas lineares, bem como tecnologia de fuso de avanço feito de tribo-polímeros. A empresa familiar com sede em Colônia, na Alemanha, está representada em 31 países e emprega 5.000 pessoas em todo o mundo. Em 2023, a igus® gerou um volume de negócios de 1.136 bilhões de euros. As pesquisas nos maiores laboratórios de testes da indústria clientes. A igus® tem 243.000 peças disponíveis em estoque e a vida útil pode ser prevista online. Nos últimos anos, a empresa se expandiu criando start-ups internas em áreas como rolamentos de esferas, redutores de robôs, impressão 3D, a plataforma RBTX para Robótica de Baixo Custo e plásticos inteligentes para a Indústria 4.0. Entre os investimentos ambientais mais importantes estão a plataforma "chainge" de reciclagem de plásticos técnicos e a propriedade parcial de uma empresa que produz óleo a partir de resíduos plásticos.

Cristine Lore
Cristine Lore é formada por comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, Gestão de crise e reputação coorporativa pela faculdade ESPM, e Comunicação Organizacional pela faculdade Cásper Líbero. Apaixonada por comunicação, criou o portal Giro da Lore em Outubro de 2016, e desde então promove e pratica o jornalismo independente por meio de seu portal de notícias e redes sociais, que permanece com um público fiel desde o ínicio do projeto. Além de editora e redatora, Lore também é responsável por negociar parcerias e publicidades do Portal Giro da Lore. Curiosidades sobre a Lore: Totalmente apaixonada por animais, música, documentários,Livros, história, filosofia, sociologia,comportamento humano, e devoradora de tudo sobre True Crime.







