Mais de 200 restaurantes, espalhados por um dos maiores polos gastronômicos do mundo, oferecerão menus a preços especiais
A partir de quinta-feira (28), começa a 31ª edição de um dos maiores festivais gastronômicos da América Latina: São Paulo Restaurant Week. Além de movimentar o setor, o evento fomenta a cultura gastronômica do país. Restaurantes paulistanos, de diversos estilos de culinária, vão oferecer menus exclusivos no decorrer de todo mês de outubro e primeira semana de novembro.
Desta vez os idealizadores do evento quiseram instigar e desafiar os chefs. Para isso, propuseram que criassem menus com ingredientes nativos que valorizam a riqueza e a biodiversidade dos diferentes biomas presentes no Brasil.
“O desafio estava em abarcar os costumes e tradições culturais de regiões da Floresta Amazônica até o Pantanal e o Cerrado e com mais de 200 casas participantes o propósito do tema Biomas Brasileiros: Uma Jornada Gastronômica pela Diversidade Natural foi cumprido”, comenta Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week.
Divididos em três etapas: entrada, prato principal e sobremesa, os menus da São Paulo Restaurant Week são pensados para agradar a todos os tipos de paladares. Do italiano ao japonês, do mediterrâneo ao contemporâneo, do vegano a casas de carnes, o festival conta com uma extensa lista de restaurantes.
Espalhados por todas as regiões da grande São Paulo, incluindo o ABCD, Granja Viana e Alphaville, os restaurantes estarão distribuídos em três categorias: Tradicionais, com menus a partir de R$54,90 no almoço e R$69,90 no jantar; Plus, R$68,90 almoço e R$89,90 jantar e Premium, R$ 89,00 almoço e 109,00 jantar.
Para esta edição, a expectativa é que o evento potencialize um faturamento em torno de R$30 milhões às casas participantes.
“Sempre acreditamos no festival como um importante meio para alavancar o setor de restaurantes e consequentemente a gastronomia brasileira. Temos orgulho em estar à frente do maior festival de gastronomia do país. Ver restaurantes membros alcançarem maior visibilidade e ganho no decorrer do evento é totalmente gratificante”, destaca Reis, acrescentando que essa edição promete surpreender ainda mais os amantes da boa gastronomia.
VIÉS TRANSFORMADOR | Um papel importante na ação social
Além de estimular o mercado gastronômico, a São Paulo Restaurant Week também mira a transformação social. A cada menu vendido durante o festival, será estimulada a doação de R$2 reais para o Projeto Chef Aprendiz, que aposta na gastronomia como ferramenta para capacitar jovens entre 17 e 20 anos em situação de vulnerabilidade social. A doação pode ser feita diretamente para a instituição através do cardápio em QR Code disponibilizado nas mesas dos restaurantes.
A iniciativa se dá a partir de oficinas que ocorrem no contraturno escolar e incluem aulas teóricas e práticas sobre técnicas básicas de cozinha, história da gastronomia, alfabetização emocional, sustentabilidade, autodesenvolvimento e preparo para a vida e mercado de trabalho. Saiba mais em Link
“Ficamos honrados em receber o apoio financeiro das pessoas que vão provar o menu week em tantos restaurantes legais e estamos aumentando a rede de estabelecimentos parceiros do Chef Aprendiz. Além de repassar os valores arrecadados junto com as vendas do menu week, algumas casas empregam nossos jovens e nos recebem para os jantares beneficentes. Estamos a cada edição criando mais vínculos e aumentando o número de pessoas que querem criar uma condição ainda mais potente para expandir e divulgar o projeto como um meio hábil a transformar vidas por meio da arte gastronômica”, ressalta Beatriz Mansberger, fundadora do Chef Aprendiz.
O festival ainda conta com parceria de sucesso com a CAIXA e Visa, Baden Baden, Prazeres da Europa, Aveia Nestlé e Rap10.
AS AÇÕES COM OS PATROCINADORES
A CAIXA e Visa, oferecerão uma ação exclusiva para os clientes dos cartões CAIXA Visa Platinum e Infinite, – que poderão curtir o festival com uma semana de antecedência, de 28 de setembro a 04 de outubro – e, para melhorar, com direito a desconto de R$10 reais em restaurantes Plus e Premium.
“É uma grande satisfação apresentar, em parceria com a Visa, a São Paulo Restaurant Week e poder proporcionar aos clientes dos cartões CAIXA Visa a experiência de uma semana exclusiva para degustar os menus especiais do festival.”, declarou Maria Cristina Farah, Vice-presidente da CAIXA.
“Na Visa, sempre buscamos estabelecer parcerias que ofereçam aos consumidores as melhores experiências possíveis, nos mais diversos momentos de sua vida, e a São Paulo Restaurant Week é uma oportunidade de ofertar um benefício que promove a diversidade cultural da cidade por meio da gastronômica”, conta Rodrigo Bochicchio, diretor executivo de Marketing da Visa do Brasil.
Já a Baden Baden, parceira de outras edições da São Paulo Restaurant Week, preparou uma curadoria de rótulos especialmente selecionados para harmonizar com os menus apresentados no decorrer do mês.
“Acreditamos muito na parceria com a Restaurant Week, pois a Baden Baden oferece diferentes estilos que permitem a harmonização com pratos leves, complexos e até mesmo com sobremesas. E, além disso, Baden Baden é a alternativa ideal para harmonizar momentos com pessoas queridas, transformando ocasiões cotidianas em especiais. Esperamos oferecer uma experiência de consumo única aos consumidores, através da variedade e qualidade do nosso portfólio, comenta Ilana Lencastre, gerente de marketing das cervejas Craft do Grupo HEINEKEN no Brasil.
Aveia Nestlé, promete surpreender paladares, a marca entra pro festival com ingredientes para receitas de risotos. Os clientes poderão pedir pelo prato Risoat.
“Para a Nestlé, a parceria com a Restaurant Week é uma oportunidade que vai ao encontro do que acreditamos: a alimentação vai muito além de saciar uma necessidade do corpo; são descobertas, surpresas agradáveis e novos horizontes gastronômicos e, por isso, não poderíamos deixar de fazer parte deste evento. Nos restaurantes selecionados, o público terá a chance de experimentar um lançamento inédito no Brasil: a Aveia Corte Rústico da Nestlé, que pode ser consumida em todas as refeições, inclusive em um delicioso “risOAT”: um risoto de aveia nutritivo e versátil. Queremos, através da Restaurant Week, que o consumidor se alimente de boas surpresas e conheça um pouco das possibilidades que essa aveia possibilita”, afirma Carolina Guimarães, Head de Marketing da Nestlé.
A proposta da Prazeres da Europa | Queijos da França para a 31ª edição, foi que cada restaurante montasse pequenas tábuas de degustação como primeira etapa do menu da São Paulo Restaurant Week que será servida antes da entrada. A curiosidade é que os queijos sempre virão em número ímpar, seguindo a tradição francesa: uma pessoa, três tipos de queijos; duas pessoas, cinco tipos de queijos; quatro pessoas, sete tipos de queijos.
“Em nosso segundo ano de campanha, Prazeres da Europa – Queijos da França patrocina novamente a Brasil Restaurant Week em algumas cidades, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Campos do Jordão.
Desta vez, a experiência do consumidor passará pela degustação dos queijos europeus de origem francesa in natura, em tábuas de aperitivo. É uma excelente oportunidade para reconhecer a tradição e a expertise que existe por trás de cada queijo, que vão desde os já conhecidos dos brasileiros, como o Brie, o Camembert e o Emmental. Mas também alguns sabores menos conhecidos, como o Bleu d’Auvergne ou o Mimolette, entre outros”, comenta Charles Duque, diretor do CNIEL (Centro Nacional Interprofissional da Economia Leiteira da França) para as Américas, órgão responsável pela campanha, que é cofinanciada pela União Europeia.
Para fechar as ações, alguns restaurantes irão contar com receitas e sobremesas elaboradas com Rap 10 de chocolate.
“É uma grande satisfação estar presente em um festival como a Restaurant Week, que cria tantas oportunidades e acessos à boa gastronomia, a versão tradicional vai brilhar nas entradas e o nosso lançamento, o novo Rap10 Chocolate sendo estrela das sobremesas. Este novo sabor, além de reiterar a versatilidade Rap10, foi desenvolvido especialmente para compartilhar com amigos e família, promovendo uma experiência criativa e saborosa”, celebra Vitor Ibanez, gerente de marketing categoria Snacks Salgados e Tortilhas da Bimbo Brasil
Tanto a ação da Prazeres da Europa como da Rap10 acontecerá exclusivamente em alguns restaurantes. Confira a lista atualizada no site.
Para mais informações sobre esta edição entre no restaurantweekbrasile site.
RESTAURANTES PARTICIPANTES
Menu Tradicional – R$ 54,90 almoço | R$ 69,90 jantar | menus aclamados pelo público participante que não podem ficar de fora do menu.
Akkan
Axado
Baião Cozinha Nordestina
Bentoo Restaurante
Bistrô Faria Lima
Bite Box – Meliá São Paulo Itaim
Bodogami
Brazucas Wines
Cantina da Conchetta
Casa Brasileira Amazônia
Casa Pame
Chez Vous
Chopp Time – Brooklin
Cuattro Estações
Duas Terezas
Em Brasa Bar & Parrilla
Florisbela
Gosteria
Harrys Restaurante
Italianino
La Parrilla
La Pasta & Formaggio
Lanikai Hawaiian
Let’s Poke
LujuL Cozinha Consciente
Pizzaria Paulino
Prime Beef
Tappi Cozinha e Vinho
Tato Mar & Grelha
Menu Plus – R$ 68,90 almoço | R$ 89,90 jantar | menus com ingredientes ainda mais especiais com um toque de sofisticação.
Abbraccio
Antipasti Amici
Backstage Meat and Heat
Berlin Costelaria
Brodo Ristorante
Café Journal
Califa Fresh Food – Brooklin
Calle 54
Camarões Restaurante
Cantón Moema
Casa Dom Bernardo
Casa Mezcla
Casa Oliva
Cena
Churras S.A
Cicci
Condimento Café
Cucina Pizza Trattoria
De La Paix
Dona Carmela
Empório do Tuga
Farabbud
Filomena Café Bistrô
Forneria Maiori
Graça di Napoli
Guinza Sushi
H2 Club
Handz by Rodrigo Einsfeld
Kofi & Co
L’Entrecôte de Paris
La Paella
La Pergoletta
La Piadina Cucina Italiana
Macaxeira
Macondo Raízes Colombianas
Malibu Park
Medí Kitchen + Bar
Misoya Rámen
Novedad – São Paulo Tatuapé Affiliated by Meliá
Padríssimo
Paellas Pepe
Pato Rei
Philippe Bistrô
Pimenta Brasserie
Pina
Quadrado Restaurante
Quattrino
Raízes Nordestinas
Rendez-Vous
Restaurante Cana do Reino
Rizz Restaurante
Sanremo
Spaghetti Notte
Spoiler Bar
Tahin
Tea Connection
Temakeria e Cia
Venâncio
Verissimo – Pergamon Hotel
Vicoboim
Ludus
Menu Premium – R$ 89,00 almoço | R$ 109,00 jantar | menus com tendências gastronômicas do Brasil e do mundo.
[A]típico
AdaMakan
Aguzzo Cucina Italiana – Jardins
Aguzzo Cucina Italiana – Moema
Ateliê da Nata
Azay
Bambu | Restaurante
Banana Verde
Bistecca Eataly
Buenas Carnes e Pasta
Cão Veio – Alphaville, Vila Madalena, Vila Mariana
Casa Florida
Coco Bambu – Haddock Lobo
Daje Roma
Dibaco – Perdizes
Dibaco – Vila Nova Conceição
Famiglia Di Felice
Familia Presto
Foglia
Forneria San Paolo
IPO bar
Jacarandá
La Pergoletta – Itaim Bibi
Marialva Cozinha Portuguesa
Mr. Japa
O Gato que Ri
Olive Garden – Aricanduva
Olive Garden – Center Norte
Olive Garden – Morumbi
Paella Rio Sampa
Parrilla Buenos Aires
Pasta Nostra
Portucho
Sassá Sushi
Taste It
Terraço Jardins
Thaitai Brasil
The View Bar
Torero Valese
Trattoria Eataly
Uru Mar e Parrilla
Varanda D.INNER Faria Lima
Varanda Jardins
Varanda JK Iguatemi
Vasto – Haddock Lobo
Reserva Rooftop
Vino! Higienópolis
Mamaggiore Bistrô Bar
Mamaggiore Cucina Italiana
Sobre a Restaurant Week
Presente em mais de 30 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 16 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. O objetivo é criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, movimentando e aquecendo esse mercado em períodos de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.
Serviço:
Data: 28 de setembro a 05 de novembro
28 de setembro a 04 de outubro| semana exclusiva CAIXA e Visa
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