Beleza,Saúde

Mitos e verdades sobre a saúde dos cabelos

Manter os cabelos bonitos e saudáveis é o desejo de todas as mulheres. Mas, com tantas informações que lemos por aí, fica difícil saber o que é mito e o que é verdade sobre o cuidado com os fios.  A Dra. Vanessa Penteado, pós-graduada em dermatologia e medicina estética e proprietária da Clínica Pantheon –com unidades em Campinas e em Jaguariúna – esclarece algumas das principais dúvidas. Confira:

A tintura pode provocar a queda dos fios?

Mito. A maioria dos tonalizantes contém substâncias químicas como o amoníaco, que pode causar danos sérios à estrutura capilar. No entanto, tais produtos agem nos fios, não na raiz. Por isso, não interferem na queda, mas podem provocar a quebra dos fios. Afinal, todo procedimento químico pode deixa-los mais fracos e ressecados. A perda de cabelo ocorre somente em casos extremos.

 

Usar secador e chapinha aumenta a queda?

Mito. A queda de cabelo está relacionada aos problemas no couro cabeludo e não nos fios. O uso contínuo de secador e chapinha pode provocar a quebra do fio, devido à alta temperatura que danifica as proteínas capilares, tornando-o mais frágil e quebradiço. Como estes aparelhos aquecem os cabelos, se não forem utilizados corretamente e/ou não for aplicado um protetor térmico, podem sim danificar a haste do fio. Porém, o uso correto e moderado não prejudica. O ideal é utilizar o secador com baixa temperatura e não aproximá-lo demais da cabeça para não danificar o couro cabeludo.

 

A alimentação e o estado emocional influenciam na saúde capilar?

Verdade. Quase toda composição capilar é feita de aminoácido. Portanto, uma dieta equilibrada rica em proteínas pode melhorar a qualidade dos fios e deixá-los mais forte. A má alimentação causa a perda de cabelo em diferentes graus. Já o estresse causa alterações hormonais no organismo, favorecendo a queda capilar e impedindo o crescimento do cabelo.

O cabelo cai mais no inverno e no verão cresce mais?

Verdade. A pele tem sensores que percebem a reação de maior e menor luminosidade dos ambientes. Essa mudança diminui o estímulo da divisão celular, o que gera um número menor de fios e ainda enfraquece a raiz. Resultado: além dos fios caírem mais rápido, eles também nascem mais devagar no inverno. O sol, por sua vez, estimula a atividade de hormônios, como a prolactina e a melatonina, que aceleram a atividade do bulbo capilar e consequentemente o crescimento dos fios nos meses mais quentes.

 Lavar os cabelos diariamente provoca a queda?

 Mito. Lavar os fios todos os dias apenas remove aqueles que já caíram. A queda, na verdade, está muito mais relacionada às questões internas (que ocorrem no bulbo capilar) do que aos fatores externos.

Água quente prejudica a beleza dos fios?

Verdade. A água quente pode deixar os cabelos ressecados, ainda mais se são lavados diariamente. A alta temperatura da água estimula o aumento da oleosidade e favorece a queda. Quem apresenta dermatite e seborreia deve evitar água quente no banho, pois devido ao aumento da oleosidade, é normal ocorrer piora da doença e mais queda dos fios. No inverno, procure lavar os fios com água morna.

A limpeza diária do couro cabeludo diminui a caspa?

 Verdade. Uma boa higienização do couro cabeludo com xampu adequado remove as escamas, a oleosidade e diminui a ação dos fungos e bactérias. Por consequência, apresenta melhora da seborreia e a redução da caspa. Quando os cabelos estão sujos, os poros ficam obstruídos e comprometem o seu crescimento.

Cabelos mais oleosos e com caspa tendem a cair mais?

Verdade. A oleosidade impede o crescimento saudável e causa queda. O aumento da oleosidade pode gerar caspa e descamação no couro cabeludo, e tais problemas podem ser fatores que levam à queda de cabelo.

Arrancar um fio de cabelo branco faz nascer até sete no lugar?

Mito. De acordo com a médica, os fios brancos significam a desaceleração do crescimento capilar, podendo estar ou não relacionado às alterações vitamínicas e da vitalidade capilar. Quando os fios de cabelo começam a ficar brancos, o processo ocorre gradativamente e outros fios vão ficar brancos também. O mito vem daí, pois depois que a pessoa arranca o primeiro fio branco já começa a surgir outros, que iriam aparecer de qualquer forma e não porque um foi arrancado.

É proibido usar coloração nos fios para gestantes?

Mito. A tintura não oferece riscos à saúde do bebê por não apresentar níveis significativos de substâncias químicas que provoquem a má formação da criança. O         que é possível acontecer são os componentes da coloração desencadearem alguma alergia na gestante – já que está com o corpo e organismo em mudança constante – e os remédios utilizados para combater o problema serem prejudiciais ao nenê.

Sobre a Clínica Pantheon

A Clínica Pantheon atende em Campinas e Jaguariúna e investe em alta tecnologia para tratar manchas, olheiras, acne, oleosidade, rugas, desidratação, pré e pós-cirurgia, linhas de expressão e flacidez.

Já para o corpo, existem procedimento e tratamentos adequados para celulite, depilação a laser, emagrecimento, endermologia, flacidez corporal, gestação, gordura localizada, infravermelho, radiofreqüência, redução de medidas e vasinhos.

Serviço

Dra. Vanessa Penteado  (CRM 95309)

PantheonJaguariúna

Rua Ceará, 39, bairro Dom Bosco

Telefone: (19) 3867-4885

Pantheon Campinas

Endereço: Avenida Jesuíno Marcondes Machado, 590, bairro Nova Campinas

Telefone: (19) 3203-4885

Informações: http://clinicapantheon.com

 

Cristine Lore

Jornalista por paixão, digital creator por opção, apaixonada por música, moda, maquiagem, animais, Gin e turismo.
Sem padrões, nem rótulos... dá um giro por aqui =)

Para você

1 comentário

  1. Amei o post <3. Parabéns! Amei de verdade <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *