Empreendedorismo,Sustentabilidade

Cinco maneiras de tornar empresas mais sustentáveis e eficientes

Especialista em gestão hídrica lista quais medidas empresas podem tomar para reduzir o consumo de água e aumentar ganhos

Ações sustentáveis são importantes para a sociedade como um todo. Portanto, iniciativas de consumo racional são fundamentais para tornar empresas mais competitivas e alavancar lucros. A General Water, concessionária particular de água que trabalha com reúso e perfuração de poços, acompanha, há 16 anos, a evolução de empresas com que trabalha. E, segundo o engenheiro Fernando de Barros Pereira, gerente comercial da General Water, as companhias devem apostar na gestão da água como oportunidade de negócio. “Ao reduzir o consumo, as empresas passam a depender menos das fontes de água potável (sejam elas próprias ou externas), fazendo com que, em períodos de escassez, haja menos risco de interrupção nas atividades produtivas. Sem falar da economia que esta ação gera”, diz Fernando Pereira.

A crise hídrica que afetou o Estado de São Paulo em 2014 e 2015 ressaltou a importância de repensar a forma como a água é utilizada e buscar maneiras para evitar desperdícios. “A sustentabilidade sempre terá a economia como resultado. O desafio das empresas é justamente enxergar isso”, afirma Pereira. O especialista aponta ações de investimentos variáveis, que visam à economia deste recurso, evitando o desperdício e futuramente reduzindo custos, com retornos às vezes imediatos. Exemplos:

1.    Instalação de redutores de pressão e/ou vazão nas torneiras;

2.    Um sistema de captação e uso de água de chuva para reaproveitamento em uso não potável;

3.    Reutilização de efluentes (águas negras e águas cinzas);

4.    Substituição de vegetação com alto consumo de água (grama, por exemplo) por vegetações de baixo consumo;

5.    Troca de equipamentos mais antigos por mais modernos, pois utilizam menos água.

Pereira ressalta ainda a importância do auxílio de especialistas e estudos prévios eficientes (balanço hídrico, projeção de payback etc), para evitar que encontrem limitações técnicas e legais, e que assim, o valor investido tenha o retorno previsto.

Para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *