Saúde

Micoses podem ser grandes vilãs durante o verão para pessoas com diabetes.

O verão chegou e o feriado prolongado de carnaval já está aí. Neste período, a ansiedade em curtir a praia e a piscina deixam de lado alguns cuidados essenciais com a saúde. Todo mundo sabe que usar protetor solar e evitar a exposição ao sol nos horários de pico podem prevenir danos à pele e à saúde.

O que poucos sabem, é que existem alguns cuidados importantes com o pé para evitar fungos e consequentemente infecções, como as micoses que podem ser superficiais, mas também provocar feridas profundas, trazendo uma grande preocupação para pessoas com diabetes.

O Dr. Fábio Batista, médico ortopedista especializado em pé diabético, explica que é preciso manter os pés sempre limpos, hidratados, protegidos por calçados apropriados prescritos por um médico especialista e nunca andar descalço.

Vale lembrar que manter os pés secos durante os dias mais quentes e com chuva podem evitar micoses. “Os pés sempre são verificados durante consultas em pacientes com diabetes e o tratamento só será eficiente com um diagnóstico precoce e, também, pelo estado clínico do paciente”, comenta.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada um minuto, três pessoas são amputadas no mundo em decorrência da doença. Motivo mais que especial para que os pés sejam bem tratados. “As pessoas com diabetes precisam ter atenção dobrada. Complicações, como o pé diabético, podem ser evitadas com prevenção. A diabetes é uma doença complexa, que a sociedade precisa se conscientizar sobre seus sintomas e consequências”, explica.

Sobre o Dr Fábio Batista

Dr Fábio Batista (CRM – SP 87665 / TEOT 7662) é médico ortopedista, especializado em pés diabéticos, salvamento funcional de membros em feridas complexas. É chefe do ambulatório de tratamento do Pé Diabético e Salvamento Funcional de Membros em Feridas Diabéticas Complexas e Assistente Doutor Efetivo do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Unifesp (Escola Paulista de Medicina); Doutor Efetivo da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo; e pertence ao corpo clínico dos Hospitais Albert Einstein, Osvaldo Cruz, São Luiz e Santa Rita.

Para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *