Intercâmbio,Turismo

​AFS Intercultura Brasil oferece 5 bolsas parciais para trabalho voluntário na Alemanha

O AFS Intercultura Brasil está com inscrições abertas para 5 bolsas parciais de trabalho voluntário na Alemanha, com duração de um ano, a partir de agosto de 2017. O programa é voltado para universitários com idade entre 18 e 27 anos. Interessados podem se inscrever no site da instituição até 29 de janeiro.

As bolsas são do programa Weltwaerts Sul-Norte, que foi criado pelo Ministério Federal para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ). Desde 2015, o AFS Intercultura Alemanha é parceiro do governo alemão no recrutamento de jovens motivados e comprometidos.

As áreas oferecidas para o trabalho voluntário dividem-se em:

Educação / Serviço social: auxiliar professores e alunos em escolas e creches;

Meio Ambiente: auxiliar no trabalho de conservação de fazendas ecológicas e parques nacionais;

Saúde: auxiliar idosos ou pessoas com necessidades especiais em suas tarefas diárias;

Cultura: artes, música, teatro ou eventos.

Entre os principais objetivos do programa Weltwaerts Sul-Norte está permitir o crescimento pessoal do voluntário em um processo de aprendizagem informal, através da interação pessoal, intercâmbio intercultural e transferência de conhecimentos e experiências.

Segundo a diretora nacional da AFS Intercultura Brasil, Andreza Martins, o programa é a oportunidade de os jovens se tonarem o novo líder necessário no século XXI. “A partir dessa experiência, os jovens passam a ter sensibilidade a outras culturas, habilidade de se sentir confortável em ambientes não familiares e ver o mundo sob ângulos diferentes”, explica.

Para participar da seleção, o jovem deve ter, no mínimo, nível A2 completo do idioma alemão, com um comprovante de curso concluído ou em andamento anexado na inscrição; redigir uma carta motivacional em alemão; comprometer-se a estudar o idioma enquanto estiver no país; ter experiência em atividades voluntárias no Brasil; estudar em uma instituição de ensino superior; e comparecer a duas orientações no Brasil (antes da partida e após o retorno).

Estão incluídos na bolsa parcial: um ano do programa Weltwaerts Sul-Norte; alimentação e alojamento; ajuda de custo (mínimo de 100 euros / mês); 24 dias de férias; 30 dias de aulas de alemão na chegada em Hamburgo, paralelo a treinamento intercultural de 15 dias; ajuda de custo para compra das passagens de ida e volta para o programa; transporte local da acomodação para o trabalho voluntário (quando necessário) e para os treinamentos; certificado de participação; seguro de saúde do governo alemão; suporte do AFS e opção de estadia em família hospedeira durante o Natal e a Páscoa.

Cabe ao voluntário arcar com a taxa de participação de USD 2.000; custos com o deslocamento para orientação no Brasil e gastos com o processo de visto.

Para se inscrever, acesse http://www.afs.org.br/bolsa-parcial-trabalho-voluntario-na-alemanha.html

Sobre o AFS

O AFS Intercultura Brasil é uma organização voluntária de intercâmbio não governamental e sem fins lucrativos, comprometida em oferecer oportunidades de aprendizagem intercultural. Fundada há 60 anos no país, a instituição está presente em 18 estados, contando com cerca de mil voluntários.

A ONG é integrante do AFS Intercultural Programs, presente em 110 países. A organização realiza mais de 12 mil intercâmbios por ano, com a colaboração de 42 mil voluntários em todo o mundo.

Criada em 1914, a instituição AFS nasceu quando jovens idealistas se recusaram a participar dos combates da Primeira Guerra Mundial, e entraram no campo de batalha como motoristas de ambulância para socorrer feridos, independente de sua nacionalidade e cultura.

Desde então, adotou a paz como um dos pilares da sua missão, que consiste em ampliar o acesso às competências interculturais necessárias para a formação de cidadãos globais que possam lidar com os desafios do mundo contemporâneo e contribuir para um mundo justo e pacífico.

Cristine Lore

Jornalista por paixão, digital creator por opção, apaixonada por música, moda, maquiagem, animais, Gin e turismo.
Sem padrões, nem rótulos... dá um giro por aqui =)

Para você