Beleza,Estética,Saúde

Drenagem Linfática: entenda como funciona e quais os casos mas indicados

Drenagem linfática

 

Na cabine estética sempre sou surpreendida pela frase

  • “Nossa, que mão leve, não sabia que a drenagem linfática era assim!”

 

Sim, a drenagem linfática é diferenciada por outros tipos de massagem por ser realizada com movimentos específicos e  suaves sendo  desenvolvida por Vodder em 1936, seguindo o trajeto do sistema linfático. É realizada evacuação dos  principais linfonodos  e posteriormente  os movimentos da drenagem linfática.

 

Principais indicações :

 

Pós cirúrgico: A DLM (drenagem linfática manual) é indicada para todas as técnicas cirúrgicas , variando de acordo com a cirurgia. A técnica é  liberada pelo médico, e o profissional mantém contato com o cirurgião para informar a evolução do seu paciente. No pós cirúrgico trabalhamos a DLM e eletroterapia para evitar aderências,melhorar a cicatrização e dar mais conforto para o cliente. Guirro e Guirro (2011) afirma em seus estudos a eficácia da drenagem linfática no pós cirúrgico imediato no alívio de dores , edemas,na prevenção de fibrose e contribui para o retorno da sensibilidade cutânea local , relata Borges (2003).

 

Retenção hídrica : É realizada a mobilização da linfa, devolvendo o bem estar para o cliente.  O sistema linfático ajuda o organismo a drenar o líquido intersticial diminuído o edema.

 

Drenagem linfática na gestação: Os maiores causadores de edemas na gestação são os hormônios,
tendo como principais estrogênio e progesterona, geralmente o médico libera o paciente a partir do terceiro mês de gestação, o profissional iniciará o procedimento quando receber a carta de recomendação.

 

    Fibro Edema Gelóide (celulite):  De acordo com a literatura científica a fibro edema gelóide (FEG) ,  apresenta mais  em mulheres do que homens. Através de estudos podemos confirmar os efeitos  benéficos da drenagem linfática manual. A FEG ocorre em 90% das mulheres. Os protocolos estéticos são desenvolvidos à  partir de uma avaliação , a DLM  é muito usada em associação de cosméticos e a eletroterapia para potencializar o efeito e chegar no resultado estético desejado.

Para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *