Celulite é a grande vilã das mulheres no verão

A busca por tratamentos corporais aumenta às vésperas do verão. As mulheres querem se livrar da incômoda aparência de “casca de laranja” provocada pela celulite para ir à praia ou piscina mais confiantes. A celulite é muito mais comum em mulheres do que em homens. Estima-se que até 90% das mulheres sofram com esse problema em algum grau. O segredo para atenuar este mal, de acordo com a pós-graduada em dermatologia e Medicina Estética Dra. Vanessa Penteado, diretora da Clínica Pantheon, é manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente e associar a essa rotina saudável alguns procedimentos estéticos.

Por que a celulite aparece?

Segundo Dra. Vanessa, as alterações hormonais tornam as mulheres mais propensas à celulite que, além do desconforto estético, pode trazer dor e inchaço nas pernas. “O hormônio feminino contribui para a retenção de líquidos, processo que ocorre no final do ciclo menstrual, acarretando no aparecimento da celulite”, explica. O estresse emocional, o uso de roupas muito justas e também algumas doenças, como o hipotireoidismo, podem acentuar a celulite.

 

Cuidados com a alimentação e sedentarismo

 

A profissional garante que comer mais que o necessário, consumir alimentos ricos em gorduras e carboidratos ou maus hábitos alimentares, aumentam a síntese e o armazenamento de gorduras, favorecendo o aparecimento da celulite. “Recomendo o consumo de, no mínimo, 2 litros de água por dia e evitar abusar do sódio e álcool, pois eles dificultam a troca de líquidos do organismo, favorecendo a retenção de resíduos tóxicos do metabolismo celular”, frisa.

 

Dra. Vanessa Penteado ressalta que atividade física regular tem papel fundamental também para a boa aparência da pele. Ao fazer exercícios, a pessoa perde o excesso de massa gordurosa e aumenta a tonicidade muscular. “O sedentarismo promove gasto reduzido de energia do corpo, o que faz com que o excedente energético seja armazenado sob a forma de gordura”, diz.

 

Tratamentos

 

Tópico: Para a especialista, a maior parte dos cremes que prometem eliminar a celulite não funciona. Os produtos que apresentam alguma comprovação de resultados são os cremes que contém retinoides ou metilxantinas.

Drenagem Linfática: A massagem manual, seja por bombeamento ou deslizamento em direção aos gânglios linfáticos, melhora a circulação e reduz o edema. No entanto, Dra. Vanessa avalia que o procedimento não apresenta efeito permanente sobre a celulite. “O resultado no aspecto da pele é temporário e é percebido no período em que se faz a massagem. Quando o tratamento é interrompido, o aspecto casca de laranja volta”, salienta a especialista.

Endermologia a laser: É um aparelho que promove massagem feita por sucção. O equipamento possui ventosas com dois rolinhos que são passados por todo o corpo, proporcionando uma massagem profunda e relaxante. “Esse tratamento reduz as toxinas, melhora a circulação e estimula a eliminação de gordura. Os resultados começam a aparecer após seis sessões, cada uma com duração de 35 minutos”, explica.

Radiofrequência: Dra. Vanessa indica o Exilis, que é um aparelho capaz de alcançar resultados rápidos, pelo sistema “Cooling” (resfriamento). “É o procedimento mais moderno de radiofrequência que auxilia no tratamento da celulite. O protocolo consiste em quatro a seis sessões, sendo uma sessão por semana. Após um mês, reavaliamos a área tratada e se necessário programamos mais sessões”, diz.

Carboxiterapia: É um processo estético não-cirúrgico que consiste na aplicação de injeções através de uma agulha bem fina (como a de insulina) de CO2 (gás carbônico) sob a pele. “O gás entra no organismo e quebra mecanicamente as células de gordura e aumenta a circulação sanguínea, favorecendo a formação de colágeno. O procedimento tem apresentado bons resultados na medicina estética, pois ajuda a eliminar medidas e melhora a circulação, reduzindo a celulite e até amenizando as estrias”, destaca Vanessa.

Serviço

Dra. Vanessa Penteado   (CRM 95309)

Pantheon Jaguariúna

Rua Ceará, 39, bairro Dom Bosco

Telefone: (19) 3867-4885

Pantheon Campinas

Endereço: Avenida Jesuíno Marcondes Machado, 590, bairro Nova Campinas

Telefone: (19) 3203-4885

Informações: http://clinicapantheon.com

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário