Gastronomia,Saúde

Refeições fáceis e saudáveis ganham cada vez mais adeptos

Alimentar-se com saúde tem sido uma tarefa cada vez mais difícil devido à correria do dia a dia. Para fugir dos gordurosos fast foods e das refeições por quilo, as pessoas têm optado pela culinária saudável. Em razão disso, a chef de cozinha Érica Belarmino Segala especializou-se na elaboração de marmitas congeladas e vai de encontro à lacuna que existe neste filão de mercado.

Formada em Gastronomia pelo Senac – Águas de São Pedro e em Nutrição pela UNIFEV, Érica está à frente da Nutre Marmitaria de Campinas, que se destaca pela harmonia das combinações, que prezam por alimentos frescos e típicos da época, garantindo mais sabor às receitas.

Nas apresentações, Érica prioriza carboidratos de baixo índice glicêmico, fontes de proteína magras e opções variadas de legumes na composição das marmitas. As porções são balanceadas e dispostas na medida.

Érica sempre trabalhou no ramo da alimentação e percebeu que as pessoas estavam cada vez mais sem tempo para preparar refeições sadias. “Diariamente as pessoas  precisam ingerir quantidades diferentes de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. Por isso desenvolvemos uma solução adequada de refeição prática, rápida, balanceada e saudável. Nós preparamos a  alimentação, congelamos e entregamos”, afirma.

Receitas

A chef Érica revela o modo de preparo de duas de suas principais receitas.

Nhoque de batata doce recheado com queijo fresco e molho de tomate caseiro

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????24

Ingredientes

300 gramas de batata doce descascada e picada

Sal a gosto

150 gramas de queijo fresco picados em cubos

3 xicaras de molho de tomate caseiro

50 gramas de farinha de arroz

1 colher de azeite

Modo de preparo

Cozinhe as batatas no vapor até que fique ao dente, vire-as para que todas cozinhem por igual, depois de cozida coloque em um recipiente e espere esfriar.

Depois de frias coloque-as no processador com o sal a e a farinha de arroz, até que virem uma pasta, retire a pasta do processador e com as mãos vá fazendo bolinhas e recheie com os cubinhos de queijo fresco, coloque as bolinhas em um refratário de vidro uma do lado da outra, assim que terminar coloque o molho de tomate caseiro por cima e leve ao forno         pré-aquecido a 180ºc por 10 minutos e está pronto.

Molho de tomate caseiro

300 gramas de tomate italiano maduros

2 colheres de azeite

1 dente de alho

1 colher de Colorau

Sal a gosto

1 colher de açúcar demerara

½ colhe de sopa de amido de milho

¼ de xicara de agua

 

Modo de preparo

Retire as sementes do tomate, coloque os tomates sem sementes no processador, e processe até que vire uma pasta.

Em uma panela coloque o azeite e refogue o alho até que fique dourado acrescente o colorau e em seguida o tomate processado, coloque o açúcar e o sal, deixe cozinhando por 20 minutos, depois dissolva o amido em ¼ de xicara de agua fria e junte ao molho em fervura, acrescente devagar e vai mexendo até acabar com o amido dissolvido em agua. Deixe mais 2 minutos no fogo e está pronto seu molho

Obs. Pode ser usado com outros temperos

 

Arroz integral com ricota, castanha do Pará e chia

arroz-com-castanha-do-para-ricota-e-chia

Ingredientes

1 xicara de arroz integral

3 xicaras de água morna

½ dente de alho

1 colher de sopa de azeite

4 castanhas do Pará médias

Sal e chia a gosto

100 gramas de ricota caseira

 

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o azeite e refogue o alho. Assim que o alho estiver começando a dourar, acrescente o arroz e deixe refogando por mais 1 minuto em fogo médio. Acrescente a água morna e o sal em seguida.

O arroz demorará em média 30 minutos para ficar pronto. Quando secar a água, verifique se o arroz está cozido ao seu gosto. Caso prefira um pouco mais mole, é só acrescentar mais um pouco de água.

Pique a castanha do Pará em pedaços bem pequenos, junte com a ricota caseira e misture ao arroz depois de pronto. Para decorar, acrescente a chia por cima de tudo.

 

Receitas da ricota

500 ml de leite desnatado

30ml de vinagre de álcool

 

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o leite para ferver.Quando estiver quase em fervura, acrescente o vinagre e desligue o fogo depois de 1 minuto. Obs.:o líquido ficará meio esverdeado.

Coe em uma peneira e deixe escorrer fora da geladeira. Depois de 10 minutos escorrendo, já pode utilizar.

Cristine Lore

Jornalista por paixão, digital creator por opção, apaixonada por música, moda, maquiagem, animais, Gin e turismo.
Sem padrões, nem rótulos... dá um giro por aqui =)

Para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *