Cultura

Equipe do manual da família participa do fórum do amanhã

No dia 26 de novembro, a equipe do Manual da Família realiza uma vivência muito especial durante o Fórum do Amanhã que acontece na cidade de Tiradentes (MG). Estimulando encontros, troca de informações e a ajuda mútua no desenvolvimento de uma sociedade melhor, o grupo propõe uma experiência leve e divertida, reconhecendo valores de cada membro da família e suas grandes potências!

 

EDUCAR OS FILHOS NO SÉCULO XXI – VIVÊNCIA PROPÕE AÇÕES COM FAMÍLIAS DE TIRADENTES

 manual-da-familia

De 24 a 27 de novembro, acontece o Fórum do Amanhã, na cidade de Tiradentes (MG), evento que prevê a criação de um espaço onde os pensamentos e ideias possam circular, onde um futuro sonhado e pretendido para o Brasil possa ser imaginado e projetado. Uma construção coletiva possível, capaz de inspirar e impulsionar ações transformadoras e potentes. Dentro da programação do evento, no dia 26 de novembro, acontece uma ação muito especial com a equipe do projeto Manual da Família – A difícil arte de educar no Séc. XXI, da Associação Cultural Casa das Caldeiras (São Paulo) que irá se juntar a especialistas e personalidades de áreas diferentes para dialogar sobre o futuro sonhado para o Brasil.

 

A equipe realizará uma ação-vivência com famílias locais, no intuito de contribuir com essa discussão sobre os novos rumos possíveis. Com diversas atividades, a ação-vivência tem o objetivo de estimular as experiências em família, a troca de informações e a ajuda mútua no desenvolvimento de uma sociedade melhor.

 

Empatia, respeito ao outro, autonomia, estabilidade emocional, capacidade de superar fracassos, sociabilidade, curiosidade, perseverança. Como construir ambientes sadios para que todas estas potências se desenvolvam?

 

A vivência é gratuita e aberta a todos interessados. De forma lúdica, os participantes poderão relembrar o passado, suas conquistas, desafios em família, e participar de atividades que provocarão a presença, para refletir sobre o futuro. Será trabalhado o fortalecimento do vínculo familiar e a responsabilização do papel de cada um, enquanto membro de uma família, através do reconhecimento de potências. Tudo isso com dinâmicas divertidas e muito criativas!

 

O projeto Manual da Família – A difícil arte de educar no Séc. XXI nasceu com o objetivo de estimular ações e propor uma reflexão de forma inclusiva sobre um tema tão complexo e tão necessário nos dias atuais: a família. O projeto foi iniciado através de um e-book, que foi disponibilizado gratuitamente para download, com um conteúdo de fácil acesso, entendimento, leve e interativo, estimulando virtualmente as experiências em família e aproveitando as relações sociais para troca de informações, buscando uma sociedade mais humana, acolhedora e sensível.

 

Agora o projeto segue em sua fase seguinte, com a trajetória de aproximação e encontro com diferentes famílias que serão convidadas a experimentar as vivências propostas no MANUAL DA FAMILIA – a difícil arte de educar no séc. XXI.

 

“Queremos estimular os encontros! Quando se trata de família, não existe receita pronta, não há fórmula mágica! Cada família é única e insubstituível e, apesar do atual descrédito atribuído a esta instituição, ela continua sendo a base da edu­cação, dos cuidados e da formação de todos nós” … explicam Patrícia Mendes e Karina Saccomanno Ferreira.

 

Se você faz parte de uma família, que não necessariamente tenha o formato tradicional, com certeza irá se interessar por este manual. Se prepare para uma leitura prazerosa, para colocar em prática dicas do manual e não perca a oportunidade de refletir, redescobrir e avaliar as potências da família e como as construímos em nosso cotidiano.

 

E se você mora na cidade de Tiradentes ou tem amigos que moram nesta região, não perca a oportunidade de passar por essa experiência enriquecedora. A Acão-vivência do Manual da Família acontece durante a programação do Fórum do Amanhã, no dia 26 de novembro, das 10:00 às 12:00hs, na Praça Largo das Forras. Você e sua família são convidados, e para participar basta se inscrever através do site do evento: www.forumdoamanha.com/

Para conhecer o e-book Manual da Família, acesse: www.casadascaldeiras.com.br/manual

www.facebook.com/manualdafamiliaXXI

 

SOBRE A ASSOCIAÇÃO CULTURAL CASA DAS CALDEIRAS

 

“Casa das Caldeiras” é o nome dado a uma construção fabril de 1920, localizada na Avenida Francisco Matarazzo, na cidade de São Paulo, que com seus tijolos e chaminés remete os visitantes à memória viva do período em que a cidade se transformou em metrópole. Desde o seu restauro, em 1998-1999, abriu suas portas para a cidade e após alguns anos, passou a ser reconhecida como palco de eventos culturais, sociais, privados e coorporativos, valorizando os encontros, as relações sociais e a construção de novas histórias. Para isto, em 2005, foi criada a Associação Cultural Casa das Caldeiras (ACCC), organização da sociedade civil de interesse público e sem fins lucrativos, que desenvolve projetos pautados no desenvolvimento humano, no exercício da cidadania e na valorização do patrimônio. Desde então, se tornou um polo de cultura independente que é referência em São Paulo, com importantes atividades como o programa anual de residência artística Obras em Construção e o TODODOMINGO ou TODODOMINGO MUSICAL EM SP, que vem anualmente se consolidando como  um dos projetos mais democráticos da cidade, possibilitando a produtores independentes, realizarem seus eventos e ocupar esse espaço de diferentes formas.

Entre os projetos que borbulham nesta antiga fábrica de caldeiras, estão os de cunho social, que buscam produzir novas perspectivas de atuação e protagonismo sócio-cultural para a cidade e o país. Fomentando contextos de troca de conhecimentos, partilhando e abrindo espaço para encontros, a ACCC quer dar oportunidade para que outro território seja criado: o da afetividade.

Foi assim que o espaço foi aberto para receber famílias que participaram de oficinas e relataram suas experiências, engrossando o caldo de um projeto que acaba de começar, chamado “Manual da Família – A difícil arte de educar no Séc. XXI” que como ponto inicial tem a criação de um e-book, feito em parceria com a Fundação Itaú Social, disponibilizado gratuitamente na internet.

“Gostamos de trabalhar com valores, com coisas que sejam verdadeiras e que permaneçam. Trabalhamos para que este seja um espaço onde as pessoas possam construir suas próprias estórias e queremos receber a todos indistintamente como queridos cidadãos. Entendemos que fazemos parte de um único mundo e somente com muito respeito ao outro, coexistindo em paz e  valorizando nossas diferenças, avançaremos para um mundo melhor!” – comenta Karina Saccomanno, diretora do espaço Casa das Caldeiras.

Cristine Lore

Jornalista por paixão, digital creator por opção, apaixonada por música, moda, maquiagem, animais, Gin e turismo.
Sem padrões, nem rótulos... dá um giro por aqui =)

Para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *