Artesanato,Economia Doméstica,Histórias

Diy: Artesanato de Crochê com reciclagem de pote de margarina

Artes é Nato

Artesanato é o próprio trabalho manual, utilizando-se de matéria-prima natural, ou produção de um artesão (de artesão + ato). Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular.

O artesanato pode ser erudito, popular e folclórico, podendo ser manifestado de várias formas como: nas cerâmicas, na música,

trabalhos em madeiras, massa de açúcar, bijuteria, renda, filé, crochê, papel recortado para enfeite, etc. E também encontram-se nas pinturas e desenhos (primitivos) (fonte: Wikipédia)

De todos os citados, já me aventurei na música, (toquei bandolim nas missas do colégio interno.),já pintei uns porta jóias de gesso,fiz panetones, licores, bombons, flores de sabonete, caixas de mdf, e crochê. Tudo que fazia, conseguia vender.

Sempre coloquei muito amor em tudo que fiz.

Numa época ruim que passamos, com meu marido doente, cinco crianças pequenas e pagando aluguel, eu aprendi a fazer um chapéuzinho de crochê e não deixei faltar nada em casa, porque crochetava a noite toda , e pela manhã eu fazia os “finalmentes”,dando os últimos retoques , colocando florezinhas, fitinhas, deixando bem bonito, e saia com eles numa sacola, oferecendo, mostrando, e vendia todos.

A copa dos chapéus eram feitas com potes de margarina, que na época eram redondos. Não me envergonho de dizer que quando ia ao médico com meu marido, na volta ia olhando sacos de lixo para encontrar os potinhos. Chegava em casa eu lavava bem, passava água quente e ficava tudo limpinho.

Cuidava da casa, dos filhos, e depois pegava no crochê.

Vou colocar as fotos para que vocês me digam se realmente não são bonitinhos. Nem falei, mas não é tarde, os chapeuzinhos eram para colocar panos de prato e caixa de fósforos. Eu fazia na cor dos móveis de cozinha da pessoa, que na década de 80, eram vermelhos, azuis, e estava começando a lançar os móveis em mogno

verde-visto-mais-de-perto
Chapéuzinho de Crochê verde e foto feito por Katia Matta
vermelho-com-a-bolsinha
Chapéuzinho de Crochê Vermelho e foto feito por Katia Matta

 

Para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *